terça-feira, 22 de abril de 2014

Variáveis e o modo "Defaults" em Blueprints

As variáveis são utilizadas para armazenar valores de atributos dos Blueprints que podem ser modificados durante a execução do jogo.

Para criar variáveis, o editor de Blueprints deve estar no modo "Graph". No lado esquerdo, na aba "My Blueprint", existe o botão para adicionar uma nova variável.


Quando uma nova variável é criada, as suas informações são exibidas na aba "details":


Existem diversos tipos de variáveis. A imagem abaixo mostra os tipos existentes na Unreal Engine 4:


Por enquanto, vamos aprender os tipos mais simples de variáveis:
  • bool: Uma variável booleana só pode armazenar os valores "true" (verdadeiro) ou "false" (falso). 
  •  int: Tipo de variável usado para armazenar valores inteiros.
  • float: Tipo de variável usado para armazenar valores fracionários.
  • string: Este tipo é usado para armazenar pequenos textos.

Como exemplo vamos criar uma variável que poderá ter seu valor modificado diretamente no editor de nível da Unreal Engine 4.

Crie um Blueprint que contenha um Static Mesh. Adicione uma variável do tipo inteira com o nome "Resistance" e marque a opção "Editable" conforme a imagem abaixo.


A opção "Editable" indica que a variável poderá ser modificada no editor de nível.

Compile o Blueprint e depois coloque o valor 100 em "Default Value" que fica na parte de baixo da aba "Details". Este será o valor inicial padrão desta variável.


Este valor também pode ser modificado no modo "Defaults" do editor de Blueprints que reúne o valor padrão das variáveis pertencentes ao Blueprint.

Clique para aumentar

Entretanto, podemos observar que só adicionamos uma variável e já existem diversas variáveis no modo "Defaults". De onde vieram as outras variáveis?

O nosso blueprint herdou essas variáveis da classe Actor. Este é um princípio básico da Programação Orientada a Objetos, mas este é um assunto que só veremos com mais detalhes futuramente.

Adicione no nível o blueprint criado. Selecione-o e veja que podemos mudar o valor da variável "Resistance" na aba "Details" do editor de nível.

Clique para aumentar


Próximo: Classes x Objetos em Blueprints
Anterior: Usando componentes em Blueprints
Sumário