quarta-feira, 30 de abril de 2014

Visão Geral dos Eventos em Blueprints

Os eventos são uma forma de comunicação entre a Unreal Engine e os Atores, que são os objetos que podemos adicionar a um nível. Os scripts que criamos nos Blueprints são Ações que serão executadas em resposta a eventos que são gerados durante a execução do jogo.

Para ver os eventos que estão disponíveis, clique com o botão direito no "EventGraph" e expanda a categoria "Add Event". Nesta categoria existem outras subcategorias que agrupam eventos relacionados como mostra a imagem abaixo:


Segue abaixo uma breve descrição dos principais eventos:
  • Eventos de Colisão: São gerados quando dois Atores colidem ou se sobrepõe. 
  • Eventos de Dano: Informam Danos sofridos pelo Ator.
  • Eventos de Mouse: Gerados ao clicar e liberar o botão do mouse ou quando o cursor do mouse está sobre o Ator.
  • Eventos de Touch: Gerados por telas touchscreen.
  • Eventos Customizados: São novos eventos que podemos criar nos Blueprints.
  • Evento Begin Play: Gerado quando o jogo inicia para o Ator.
  • Evento Destroyed: Gerado quando o Ator está prestes a ser removido do jogo.
  • Evento Tick: É chamado a cada quadro do jogo. Por exemplo, se um jogo roda a 60 quadros por segundo, este evento será chamado 60 vezes em um segundo.

Existem mais alguns eventos na categoria "Input".


  • Eventos de Ação: As Ações são mapeadas a teclas ou botões. O Evento é gerado quando essas teclas ou botões são pressionados.
  • Eventos de Eixos: Os Eixos também são mapeados a teclas ou botões. Mas permite a leitura de valores intermediários, sendo útil para mapear direcionais analógicos.
  • Eventos de Gamepad : Gerados pelos controles do jogador.
  • Eventos de Tecla: Existem eventos para todas as teclas de um teclado.
  • Eventos de Mouse: Esta categoria possui mais alguns eventos relacionados ao mouse.

Você pode adicionar vários eventos diferentes em um "EventGraph", mas cada evento só pode ser adicionado uma única vez no "EventGraph".

A imagem abaixo mostra alguns exemplos de Eventos que foram adicionados ao "EventGraph" mas sem nenhuma Ação associada a eles.



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