segunda-feira, 26 de maio de 2014

Um jogo bem simples em Blueprints


Nos próximos artigos vamos desenvolver um pequeno jogo para praticarmos alguns conceitos de Blueprints.

Este jogo será criado a partir do modelo "TP_ThirdPersonBP" do editor da Unreal Engine 4.

O jogo possui as seguintes regras: 

  • O jogador precisa coletar as pequenas estátuas que aparecem no cenário antes do tempo acabar.
  • O tempo inicial é de 30 segundos.
  • O jogo acaba quando o tempo for igual a zero.
  • O jogo começa no Nível 1 e o Nível máximo é 5.
  • Existem 3 estátuas espalhadas no cenário que mudam de posição periodicamente.
  • O tempo em segundos para uma estátua mudar de posição é o resultado da expressão "6 - Nível".
  • Quando o jogador pega uma estátua, ela reaparece em outro lugar aleatório.
  • Os pontos que o jogador recebe ao coletar uma estátua é calculado com a expressão "10 X Nível".
  • A cada 5 estátuas coletadas o jogador aumenta um nível e ganha 15 segundos de tempo.
  • Os valores de tempo, pontos e nível serão desenhados na tela. 


Tentei fazer o jogo da forma mais simples possível. Os principais Blueprints que o jogo utiliza são: 

  • GameHUD: Este Blueprint controla as variáveis do jogo como tempo, pontos e nível. Também é responsável por desenhar na tela estas informações.
  • Statue: O Blueprint da estátua testa a colisão com o jogador e possui a lógica para mudar sua posição periodicamente. 
  • MyCharacter: Este Blueprint representa o jogador e faz parte do modelo "TP_ThirdPersonBP". Não foi alterado nada neste Blueprint para o jogo. 
  • MyGame: Este Blueprint faz parte do modelo "TP_ThirdPersonBP". A única mudança será a seleção do Blueprint "GameHUD" para representar o HUD do jogo.


A preparação do cenário e o script dos Blueprints "GameHUD" e "Statue" serão vistos nos próximos artigos.


Próximo: Preparação inicial do Jogo
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