quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Statue: Componentes



Neste artigo vamos criar o Blueprint da estátua, que é o item que deve ser coletado pelo jogador. Crie um novo Blueprint com o nome "Statue" baseado na classe "Actor". Se tiver alguma dúvida sobre como fazer isso, dê uma olhada no artigo "Criando a primeira classe Blueprint", mas ainda não crie nenhuma Ação no EventGraph. As ações deste Blueprint serão vistas no próximo artigo.
 
Mude o editor de Blueprints para o "Modo de Componentes". A primeira coisa que vamos fazer é adicionar o "Static Mesh" que representa visualmente o blueprint no jogo. Clique no combo box "Add Component" e escolha a opção "Static Mesh":


Na aba "Details", categoria "Static Mesh" clique no combo box e pesquise por "statue". Selecione o "Static Mesh" de nome "SM_Statue" conforme imagem abaixo.


Na categoria "Rendering" clique no botão "+" para adicionar um novo material que será aplicado na estátua:


Clique no combo box e pesquise por "gold". Selecione o Material de nome "M_Metal_Gold":


Na categoria "Collision" clique no combo box ao lado de "Collision Presets" e escolha a opção "OverlapAll", para que a estátua não bloqueie o movimento do jogador.


No artigo "Preparação Inicial do Jogo" medimos no eixo Z a distância da origem para o piso do cenário. O valor encontrado foi 125. As estátuas são criadas em posições aleatórias, mas os eixos que variam são o X e o Y. O valor do eixo Z sempre será 125 para que a estátua apareça corretamente no piso do cenário.
  
Entretanto para este valor funcionar precisamos adicionar um componente "Scene" no blueprint da estátua. Clique no botão "Add Component" e pesquise por "scene". Escolha a opção cujo nome é apenas "Scene" conforme a imagem abaixo:


Depois arraste o nome do componente "Scene" para que ele fique acima do "StaticMesh":


Selecione novamente o componente da StaticMesh e coloque o valor de Z igual a 125 na categoria "Transform", linha "Location":



Com isso terminamos as modificações do modo "Components" da estátua.