domingo, 19 de junho de 2016

Compêndio BP 2: Actor

Actor


Classe base para os objetos que podem ser adicionados ao Nível. Os atores podem conter componentes e possuem funcionalidades para replicação que são usados em jogos em rede. Na maioria das vezes o Blueprint será baseado em "Actor" ou em uma subclasse de "Actor". É importante conhecer os atributos e ações que fazem parte da classe "Actor" porque eles estão disponíveis para todas as subclasses de "Actor".

Por exemplo, todo "Actor" tem um "Transform" que é uma estrutura que define a posição, rotação e escala do "Actor". Existem funções para modificar o "Transform" ou parte dele como o "Location".



Clique no botão "Class Defaults" para visualizar outros atributos que fazem parte da classe "Actor". Alguns atributos indicam se o ator recebe dano, como lidar com a colisão no momento que o ator é criado no nível e também especifica o tempo de vida do ator antes de ser removido automaticamente. 


Existe uma ação com o nome "Spawn Actor from Class" que é usada para criar atores no nível durante a execução do jogo. Basta informar o "Transform" e a subclasse de "Actor" que serão utilizados.


No "Class Defaults" é possível especificar um conjunto de Tags para identificar os atores. O exemplo abaixo mostra que foi criado em um ator uma Tag com o nome "Boss". Em outro blueprint é feito um teste de colisão e as ações só serão executadas se o ator que está colidindo possuir a Tag "Boss".


Clique para aumentar


Sumário