quarta-feira, 22 de março de 2017

Compêndio BP 3: Get Actor Forward Vector

Get Actor Forward Vector


Função que retorna um vetor normalizado (comprimento = 1) que representa a direção para onde um ator está apontando.

Saída

  • Return Value: O vetor indicando a direção do ator.

Exemplo de uso: 

Esta imagem mostra como é feita a movimentação do jogador no "First Person Template". O evento "InputAxis MoveForward" usa o "Get Actor Forward Vector" para mover o jogador para frente ou para trás baseado no valor do "Axis Value". O evento "InputAxis MoveRight" usa o "Get Actor Right Vector" para mover para direita ou esquerda. Por exemplo, usando as teclas padrão WASD para movimentação, a tecla W aciona o evento "MoveForward" usando Axis Value = 1 e a tecla S usa o "MoveForward" com Axis Value = -1 para inverter a direção. O evento "InputAxis MoveRight" é acionado pela tecla D (Axis Value = 1) e tecla A (Axis Value = -1).

Clique para aumentar

O "Get Actor Forward Vector" também é muito utilizado para realizar "Line Traces" com o objetivo de verificar se um tiro atingiu algum alvo. Outro tipo de "Line Trace" que está sendo usado abaixo é para verificar se tem um objeto próximo (2 metros) e em frente ao jogador que ele possa interagir. 

Clique para aumentar

Se a função "LineTraceForObjects" encontrar um objeto, ele será retornado em uma estrutura "Hit Result". Uma referência para o objeto encontrado pode ser obtido na variável "Hit Actor" da estrutura "Hit Result".