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segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Memória 2 de 10: TK90X


Em janeiro de 1986, o meu irmão ganhou um microcomputador chamado TK90X. Nesta época o meu irmão tinha 11 anos e eu estava com 7 anos. O TK90X é um clone brasileiro do ZX Spectrum, que foi lançado no Reino Unido. 

O ZX Spectrum foi responsável por popularizar os microcomputadores no Reino Unido devido ao seu preço acessível. Estes computadores usavam a televisão e precisavam de um gravador de fita cassete, pois esta era a mídia usada para armazenar os programas.

O ZX Spectrum possuía muitos jogos. Os jogos eram melhores do que os jogos do Atari 2600 porque eles tinham mais memória disponível. O único inconveniente era o tempo de loading da fita cassete que era demorado.

Nós tínhamos uma coleção de jogos chamada Disprosoft Collection: 


A coleção vinha com 12 jogos em fita cassete:


Vou comentar sobre os meus jogos favoritos desta coleção.

  • Bruce Lee


Excelente jogo para os padrões da época. Simples e divertido. É uma mistura de jogo de luta com plataformas. É preciso coletar todas as lanternas de uma área para abrir passagens para novas áreas.

Existem dois tipos de inimigos que aparecem durante o jogo: um forte e um com lança. É interessante que quando eles se encontram eles começam a brigar entre si.

O TK90X tinha entrada para o joystick do Atari 2600 permitindo assim dois jogadores. Há dois modos de dois jogadores neste jogo. O primeiro modo é alternando a vez em que se controla o Bruce Lee. O segundo modo é bem mais divertido, pois o 2º jogador pode controlar o inimigo forte para lutar contra o Bruce Lee.

  • Saboteur!


Este é um jogo de ação furtiva. O jogador precisa infiltrar em um prédio de segurança para roubar um disquete que contém informações importantes. É preciso enfrentar guardas e cachorros, e utilizar terminais para destravar portas.

  • Sabre Wulf


Este é um jogo grande e difícil. O jogador controla um aventureiro através de uma perigosa floresta procurando pelas 4 peças de um amuleto perdido.

O jogador possui uma espada para enfrentar as criaturas da floresta, porém algumas não podem ser eliminadas só restando a opção de fugir. Existem flores que concedem habilidades especiais ao jogador.

Este jogo foi desenvolvido pelos irmãos Stamper que depois fundaram a empresa Rare.

  • Ghostbusters


O jogo Ghostbusters foi desenvolvido em 1984 por David Crane da Activision, o famoso criador do jogo Pitfall do Atari 2600. Este jogo possui vários elementos de estratégia. Com o dinheiro adquirido nas capturas dos fantasmas é possível aprimorar o carro dos Ghostbusters com novos equipamentos.


  • Games Designer


Este programa chamado Games Designer, publicado em 1983, deve ter sido o 1º Editor de Jogos disponível. O programa contém 8 jogos diferentes que podem ser modificados. 

A imagem abaixo mostra o editor de sprites do jogo:


É possível definir a forma e a quantidade de inimigos que irão aparecer. A imagem seguinte mostra o editor de padrões de movimentos dos inimigos:



Em 1986, foi publicado no Brasil a enciclopédia de informática Input. Foi a adaptação brasileira da enciclopédia Input lançada no Reino Unido. A enciclopédia ensinava programação para os computadores pessoais de 8 bits, como o TK90X. Abordava programação BASIC, programação de jogos e linguagem assembly.

As edições eram semanais e a enciclopédia foi organizada em cinco volumes. Eu possuo a enciclopédia completa guardada em casa:  


Input possuía muitos programas interessantes e era muito bem ilustrada. Era divertido folhear a enciclopédia.


Aos 7 anos, o conteúdo das revistas não faziam sentido nenhum para mim. Mas reencontrei esta enciclopédia na minha adolescência e ela foi uma grande inspiração para despertar o meu interesse por programação de jogos.


A enciclopédia Input está disponível online na página Datassete:

https://datassette.org/revistas/input-0


Sumário Memórias