Pages

sábado, 17 de junho de 2023

Criando tags em Verse

Nós podemos criar tags em Verse para aplicarmos em alguns tipos de objetos no UEFN. As tags são usadas para identificar os objetos e podemos usar código Verse para buscar todos os objetos que possuem uma tag específica.

Em nosso jogo vamos criar uma tag com o nome coin_spawner e aplicar nos Item Spawners. No início da partida pegaremos todos os Item Spawners que possui a tag para preencher o array CoinSpawnerDevices com as referências dos Item Spawners.

Criar uma tag em Verse é muito simples. É preciso incluir o módulo /Verse.org/Simulation/Tags no topo do arquivo Verse e criar uma classe com o nome da nova tag usando a classe tag como classe pai. A definição da classe da tag tem de ser feita fora da classe collect_game_device:

using { /Fortnite.com/Devices }
using { /Verse.org/Simulation }
using { /UnrealEngine.com/Temporary/Diagnostics }
using { /Verse.org/Random }
using { /Verse.org/Simulation/Tags }

coin_spawner := class(tag){}

collect_game_device := class(creative_device):

    ...

Salve o arquivo e compile o código Verse usando a opção Verse > Build Verse Code do menu do UEFN.

Para aplicar a tag em um objeto que está no nível, é preciso adicionar o componente Verse Tag Markup ao objeto.

Selecione o Item Spawner que está no nível. Na aba Details, clique no botão +Add:


Pesquise por tag e selecione Verse Tag Markup:


O componente Verse Tag Markup aparecerá na parte de cima da aba Details. Selecione-o para que as suas propriedades sejam exibidas na parte de baixo da aba Details. Clique no Edit... drop-down da propriedade Tags:


As tags disponíveis no projeto serão listadas. Marque a tag coin_spawner que criamos:


Salve o projeto UEFN. O Item Spawner já possui todas as configurações necessárias para o nosso mini game. Faça cópias do Item Spawner que configuramos e coloque as cópias nas células da grade ao redor do Player Spawner totalizando 8 Item Spawners: 


Uma forma rápida de duplicar objetos na Viewport é segurar a tecla Alt e arrastar uma das setas de eixo do objeto selecionado.  

As cópias do Item Spawner já estão com a moeda e a tag configuradas.

No próximo artigo veremos como encontrar os objetos que possuem uma tag e como preencher um array com as referências destes objetos.


Sumário Verse