sábado, 25 de julho de 2020

Operadores e condicional if em C++

Em C++, um operador é um símbolo que executa uma determinada operação matemática. As principais categorias de operadores são: aritméticos, relacionais e lógicos.

  • Operadores Aritméticos

OperadorAção
+Adição
-Subtração
*Multiplicação
/Divisão
%Resto da divisão

Os operadores aritméticos são usados nas expressões matemáticas. A linha abaixo mostra um exemplo de expressão, cujo resultado será armazenado na variável Resultado usando o operador de atribuição =.
Resultado = 10 * 3 + 5;

Existem algumas formas abreviadas de atribuição com operadores que são muito utilizadas em C++. Por exemplo, temos o operador de incremento ++ que soma 1 à variável, e o de decremento -- que subtrai 1, conforme exemplo abaixo:

Count++;
Count--;

//É equivalente a: 

Count = Count + 1;
Count = Count - 1;

Outra forma abreviada é a que usa um operador aritmético junto com o operador de atribuição:
Count += 15;

//É equivalente a: 

Count = Count + 15;

  • Operadores Relacionais

OperadorAção
<Menor
<=Menor ou igual
>Maior
>=Maior ou igual
==Igual
!=Diferente

Os operadores relacionais efetuam uma comparação entre dois valores e retornam um valor booleano (true ou false) como resultado da comparação.

Observe que o operador de igualdade é ==. Tome cuidado para não confundir com o operador de atribuição que é apenas =.
 
  • Operadores Lógicos

OperadorAção
||OR
&&AND
!NOT

Os operadores lógicos efetuam uma operação entre valores booleanos e retornam um valor booleano (true ou false) como resultado da operação. As principais operações lógicas são: OR, AND, NOT.

O operador lógico || (OR) retorna true caso qualquer um dos valores booleanos seja true. O operador lógico && (AND) retorna true somente se todos os valores booleanos forem true. O operador lógico ! (NOT) inverte o valor booleano.

  • Condicional if

A instrução if avalia uma expressão e executa um bloco de código caso o resultado da expressão seja true. Pode ser usado junto com a instrução else que executa um bloco de código caso o resultado da expressão seja false.

Este é o formato do if ... else:
if (expressão) 
{
  // bloco de código do if. Executado se a expressão for true.
} 
else   // opcional
{
  // bloco de código do else. Executado se a expressão for false.
}

A instrução if ... else equivale ao node Branch do Blueprint:



No próximo artigo vamos usar os operadores e o if para criar uma nova função na classe ATutoProjectGameMode.