Meu livro de UE5 Blueprints |
Meu livro de UE4 Blueprints |
Em 2018 eu escrevi para a Epic Games o Guia Oficial do Instrutor de Blueprints:
Compêndio Blueprints - Volume 3
O terceiro volume do Compêndio Blueprints apresenta mais 25 Ações Blueprints com exemplos contextuais de seu uso.
O documento pode ser baixado neste link: CompendioBP3.pdf
- Compêndio BP 3: Sequence
- Compêndio BP 3: Flip Flop
- Compêndio BP 3: Do Once
- Compêndio BP 3: Do N
- Compêndio BP 3: MultiGate
- Compêndio BP 3: BuildString
- Compêndio BP 3: Draw Text
- Compêndio BP 3: Enable Input
- Compêndio BP 3: Modulo (%)
- Compêndio BP 3: Clamp
- Compêndio BP 3: Interp To
- Compêndio BP 3: Get Actor Forward Vector
- Compêndio BP 3: Set Material
- Compêndio BP 3: Set Input Mode Game and UI
- Compêndio BP 3: Teleport
- Compêndio BP 3: Random Point in Bounding Box
- Compêndio BP 3: Select
- Compêndio BP 3: Map Range Clamped
- Compêndio BP 3: Actor Has Tag
- Compêndio BP 3: Apply Damage
- Compêndio BP 3: Get Overlapping Actors
- Compêndio BP 3: Add Child Actor Component
- Compêndio BP 3: Spawn Emitter at Location
- Compêndio BP 3: AI Move To
- Compêndio BP 3: Execute Console Command
Compêndio Blueprints - Volume 2
Compêndio Blueprints Volume 2 é um documento que apresenta 25 tópicos relacionados a Blueprints que ajudam a explorar o verdadeiro potencial dos Blueprints.
O documento pode ser baixado neste link: CompendioBP2.pdf
O documento pode ser baixado neste link: CompendioBP2.pdf
- Compêndio BP 2: Editor de Blueprints
- Compêndio BP 2: Componentes
- Compêndio BP 2: Variáveis
- Compêndio BP 2: Eventos
- Compêndio BP 2: Ações
- Compêndio BP 2: Operadores Aritméticos e Expressões
- Compêndio BP 2: Operadores Relacionais e Lógicos
- Compêndio BP 2: Arrays
- Compêndio BP 2: Enumerações
- Compêndio BP 2: Vetores
- Compêndio BP 2: Estruturas
- Compêndio BP 2: Macros
- Compêndio BP 2: Eventos Customizados
- Compêndio BP 2: Funções
- Compêndio BP 2: Construction Script
- Compêndio BP 2: Level Blueprints
- Compêndio BP 2: Sons
- Compêndio BP 2: Programação Orientada a Objetos
- Compêndio BP 2: Classes Comuns
- Compêndio BP 2: Actor
- Compêndio BP 2: Pawn
- Compêndio BP 2: Character
- Compêndio BP 2: Player Controller
- Compêndio BP 2: Game Mode
- Compêndio BP 2: Game Instance
Compêndio Blueprints - Volume 1
Compêndio Blueprints Volume 1 é um documento que apresenta 25 Ações Blueprints importantes com exemplos contextuais de seu uso.
O documento pode ser baixado neste link: CompendioBP.pdf
- Compêndio BP: Branch
- Compêndio BP: Switch on Int
- Compêndio BP: For Each Loop
- Compêndio BP: Get All Actors of Class
- Compêndio BP: Spawn Actor from Class
- Compêndio BP: Random Integer in Range
- Compêndio BP: Open Level
- Compêndio BP: Quit Game
- Compêndio BP: Set Timer by Event
- Compêndio BP: Clear Timer by Handle
- Compêndio BP: Cast To
- Compêndio BP: Lerp
- Compêndio BP: Is Valid
- Compêndio BP: Gate
- Compêndio BP: Delay
- Compêndio BP: Dot product
- Compêndio BP: Event Dispatcher
- Compêndio BP: Bind Event
- Compêndio BP: Format text
- Compêndio BP: Attach actor to component
- Compêndio BP: Set view target with blend
- Compêndio BP: Timeline
- Compêndio BP: Math expression
- Compêndio BP: LineTraceForObjects
- Compêndio BP: MultiLineTraceByChannel
Programação de Jogos usando Unreal Engine 4 Blueprints
Parte I - Introdução ao Blueprints
- A linguagem visual Blueprints da Unreal Engine 4
- Visão Geral do Editor de Blueprints
- Criando a primeira classe Blueprint
- Usando componentes em Blueprints
- Variáveis e o modo "Defaults" em Blueprints
- Classes x Objetos em Blueprints
- Visão Geral dos Eventos em Blueprints
- Visão Geral das Ações em Blueprints
- Operadores Aritméticos e Expressões
- Operadores Relacionais e Branchs
- Operadores Lógicos e Expressões Booleanas
- Um jogo bem simples em Blueprints
- Preparação inicial do Jogo
- GameHUD: Inicializando as variáveis com uma Macro
- GameHUD: Timer e Custom Event
- GameHUD: Função
- GameHUD: Desenhando na tela
- Statue: Componentes
- Statue: Ações do Graph
- GameHUD: Fim de Jogo
Parte II - Dicas de Blueprints
- Construction Script em Blueprints
- Switchs e Enumerações em Blueprints
- Arrays e For loops em Blueprints
- Usando Level Blueprints
- Usando Event Dispatcher em Blueprints
- O Evento Tick e as Ações Latentes em Blueprints
- Usando Timelines em Blueprints
- Controle de Fluxo em Blueprints
- Mapeamento de Input em Blueprints
- Salvar e Carregar em Blueprints
- Desenhando uma Tela de Título com UMG
- As Ações Blueprints da Tela de Título
- Desenhando um HUD com UMG
- As Ações Blueprints do HUD
- Tocando sons com Blueprints
- Jogo Paper 2D: Sprites e Câmera
- Jogo Paper 2D: Os carros
- Jogo Paper 2D: GameManager e GameMode
- Animação 2D com Flipbooks
- Níveis 2D com Tile Maps
Extras: