sexta-feira, 9 de maio de 2014

Operadores Relacionais e Branchs

Os operadores relacionais efetuam uma comparação entre dois valores e retornam um valor booleano (verdadeiro ou falso) como resultado da comparação.
 
Os operadores relacionais são os seguintes:

Operador Comparação
< Menor
<= Menor ou igual
> Maior
>= Maior ou igual
== Igual
!= Diferente

Os operadores relacionais estão agrupados pelo tipo de dados dentro da categoria "Call Function -> Math" da lista de Ações. A imagem abaixo mostra os operadores relacionais que comparam valores do tipo Inteiro.


Um "Branch" é um tipo de Ação que permite direcionar o fluxo de execução do blueprint de acordo com um valor booleano que recebe como entrada no parâmetro "Condition". Você encontra o "Branch" na categoria "Utilities -> Flow Control" da lista de Ações.
 
O exemplo abaixo mostra o uso de um operador relacional e um "Branch". No final de um jogo vamos comparar a pontuação atual do jogador (variável Score) com a pontuação mais alta do jogo (variável High Score). Se a pontuação do jogador for maior, o valor da variável "Score" será armazenado na variável "High Score".

Clique para aumentar

O "Branch" possui duas linhas de execução como saída. Se a condição for "True" (verdadeiro) a linha de cima será executada, se a condição for "False" (falso) a linha de baixo é a que será executada.
 
O "Branch" pode receber diretamente o valor de uma variável booleana no parâmetro "Condition". O exemplo abaixo verifica a variável booleana "Tem Chave", se for verdadeira será escrita a mensagem "A porta abre...", se for falsa será escrita a mensagem "Você precisa da chave...".

Clique para aumentar