quarta-feira, 11 de maio de 2016

Compêndio BP 2: Operadores Aritméticos e Expressões

Operadores Aritméticos e Expressões


Os operadores aritméticos ( +, -, *, / ) podem ser usados para montar expressões matemáticas em Blueprints. A imagem abaixo mostra uma expressão bem simples cujo objetivo é adicionar 10 pontos à pontuação atual do jogador.

Clique para aumentar

O operador "+" recebe dois valores de entrada do lado esquerdo e fornece o resultado da operação no lado direito. Para usar mais de dois valores de entrada basta clicar na opção "Add pin". Os valores de entrada podem ser inseridos diretamente ou podem ser obtidos a partir de variáveis.

Como outro exemplo será criada uma expressão para calcular o "Attack Power" (poder de ataque) de um personagem. A expressão utiliza as variáveis de "Level" (nível) e "Strength" (força) do personagem. A expressão é a seguinte: 

Attack Power = ( Level x 3 ) + ( Strength x 2 – 20 ) 

Para criar uma expressão deste tipo em Blueprints é mais fácil identificar as últimas operações que serão feitas e montar o blueprint da forma inversa que se resolve uma expressão, ou seja, começando com a operação de menor precedência. Neste exemplo comece com o operador "+", cujos valores de entrada são os resultados das pequenas expressões que estão dentro dos parênteses.

Clique para aumentar


Sumário