quinta-feira, 12 de maio de 2016

Compêndio BP 2: Operadores Relacionais e Lógicos

Operadores Relacionais e Lógicos


Os operadores relacionais efetuam uma comparação entre dois valores e retornam um valor booleano (verdadeiro ou falso) como resultado da comparação. Os operadores relacionais são os seguintes:

Clique para aumentar

O exemplo abaixo mostra o uso de um operador relacional e um "Branch". No final de um jogo será comparada a pontuação atual do jogador (variável Score) com a pontuação mais alta do jogo (variável High Score). Se a pontuação do jogador for maior, o valor da variável “Score” será armazenado na variável "High Score".

Clique para aumentar


Os operadores lógicos efetuam uma operação entre valores booleanos e retornam um valor booleano (verdadeiro ou falso) como resultado da operação. Os principais operadores lógicos são:


O operador lógico OR (ou) retorna "verdadeiro" (true) caso qualquer um dos valores de entrada seja "verdadeiro". O operador lógico AND (e) retorna "verdadeiro" somente se todos os valores de entrada forem "verdadeiro". O operador lógico NOT (não) recebe apenas um valor de entrada e o resultado será o valor inverso.

O exemplo abaixo simula uma simples decisão de um Inimigo em um jogo. Se o Inimigo estiver com pouca munição (variável booleana LowAmmunition) e o jogador estiver perto (variável booleana PlayerIsNear) então o Inimigo decide fugir (Run Away).

Clique para aumentar


Sumário