domingo, 19 de julho de 2020

Programação de Jogos em C++ na Unreal Engine

Estou iniciando um projeto para este blog com o objetivo de ensinar a Programação de Jogos em C++ na Unreal Engine.

Se você já sabe programar na Unreal Engine usando Blueprints, talvez esteja perguntando: por que devo aprender C++? 

Aprender C++ é a evolução natural para os seus conhecimentos caso o seu principal objetivo seja se tornar um bom programador de gameplay na Unreal Engine. Com C++ você pode criar classes bases que podem ser estendidas em Blueprints, além de poder criar Blueprints nodes e plugins para o editor.

Blueprints e C++ foram feitos para trabalharem em conjunto na Unreal Engine. Algumas implementações podem ser feitas em Blueprints, outras são mais adequadas para C++ e a melhor solução para vários casos envolve o uso em conjunto de C++ e Blueprints.

Outra razão para aprender C++ é a Unreal Engine 5. Como a UE5 só estará disponível em 2021, então aproveite este tempo para se capacitar e estar pronto para programar em C++ quando a UE5 for lançada.

Os pré-requisitos para os meus tutoriais de C++ são:
  • Noções básicas do editor da Unreal;
  • Noções básicas de programação em Blueprints;

Você não precisa saber nada de C++. Caso você não conheça Blueprints, eu recomendo dar uma olhada no Blueprints Compendium Volume 1 e Volume 2 que podem ser acessados na página Sumário BP.

Eu criei uma página de sumário separada para o conteúdo C++ que você deve usar para navegar entre os diversos artigos C++ deste projeto. A página está disponível neste link: Sumário C++.
 
Na Parte I deste projeto vamos programar um jogo simples. Será uma forma de ter um primeiro contato com diversos conceitos de C++ na Unreal Engine.

Na Parte II veremos os conceitos de Unreal C++ com mais detalhes.

A Parte III conterá dicas sobre a integração entre C++ e Blueprints, para que você possa decidir o melhor tipo de implementação em cada caso.

O termo Unreal C++ é apenas uma forma simples de referenciar a programação em C++ na Unreal Engine.

Este projeto conta com o apoio da Epic Games através do programa Epic MegaGrants.