Após a criação de um projeto C++ na Unreal Engine, o Visual Studio abrirá automaticamente. O Visual Studio usa os conceitos de Soluções e Projetos. Projetos relacionados são armazenados dentro de uma Solução.
A Unreal Engine criou um arquivo de Solução chamado TutoProject.sln. Esta Solução contém dois projetos, um com o nome UE4, que contém os arquivos da Unreal Engine, e o outro com o nome TutoProject, que contém os arquivos do nosso jogo.
A imagem abaixo mostra a janela Solution Explorer do Visual Studio. Ela vem aberta por padrão, mas se ela não estiver visível você pode abri-la no menu View > Solution Explorer.
Uma dica para quem está começando a programar em C++ na Unreal Engine: No começo não se preocupe em entender o significado de todos os arquivos existentes no projeto. Foque nos arquivos que você pode editar e no local onde serão colocados os arquivos que você criar.
As classes C++ do projeto que criamos podem ser vistas na imagem acima, no caminho Games/TutoProject/Source/TutoProject. Uma classe C++ é representada por dois tipos de arquivos. Um dos tipos de arquivo tem a extensão .h e é conhecido como Header (cabeçalho). Este arquivo contém a definição da classe C++. O outro tipo de arquivo tem a extensão .cpp e contém a implementação das funções da classe C++.
Na imagem acima, podemos ver que já existem três classes C++ em nosso projeto:
- TutoProject: Esta classe é usada pela Unreal Engine, você não irá modificar.
- TutoProjectCharacter: Esta classe representa o jogador.
- TutoProjectGameMode: Nesta classe vamos colocar as regras do jogo.
As mudanças feitas nas classes C++ precisam ser compiladas para que sejam aplicadas no jogo. A Compilação é o processo de conversão do código texto C++ em um programa.
Para compilar o projeto no Visual Studio, clique com o botão direto no arquivo de projeto TutoProject e escolha a opção Build. Você também pode fazer a compilação a partir do editor da Unreal Engine, clicando no botão Compile.