segunda-feira, 18 de abril de 2016

Compêndio BP 2: Editor de Blueprints

Editor de Blueprints


Um jogo feito na Unreal Engine contém inúmeros Atores (Actors) que interagem entre si, por exemplo os jogadores, inimigos e itens que podem ser coletados são Atores. Na Unreal Engine 4 o editor de Blueprints pode ser usado para criar novos Atores em um jogo. 

Para abrir o editor de Blueprints você pode dar duplo clique em um Blueprint ou clicar com o botão direito e escolher a opção "Edit...". O editor de Blueprints possui várias abas e pode ser usado de diversas formas. 

A imagem abaixo mostra o blueprint "ThirdPersonCharacter", do template "Third Person", aberto no editor com as abas "MyBlueprint" e "EventGraph" visíveis.


Clique para aumentar


A aba "MyBlueprint" mostra as variáveis, macros, funções e grafos do Blueprint. Na aba "EventGraph" são definidos os Eventos e Ações que determinarão o comportamento do Blueprint dentro do jogo.

Na aba "Components" pode ser adicionado diversos tipos de componentes que irão fazer parte do Blueprint atual. Como exemplo de componentes temos Mesh (modelos 3D), luzes, sons, formas geométricas para testes de colisão, etc. 

A aba "Viewport" contém a representação visual dos componentes que fazem parte deste Blueprint. A aba "Details" exibe as propriedades do elemento que estiver selecionado para que possam ser editados.

A barra de ferramentas que fica na parte superior do editor possui alguns botões essenciais para a edição de Blueprints:

  • Compile: É preciso "Compilar" o Blueprint para validar as modificações.
  • Save: Não esqueça de salvar o Blueprint com frequência.
  • Class Settings: Definição de propriedades do Blueprint como descrição, categoria e "classe pai".
  • Class Defaults: Permite a edição dos valores iniciais das variáveis do Blueprint.