O jogo de exemplo possui um tempo que fica armazenado na variável "Time". Esta variável inicia com o valor 30 e diminui uma unidade a cada segundo.
O valor desta variável é desenhado na tela. Em um artigo posterior será mostrado as ações do GameHUD que desenham os valores das variáveis na tela.
Um Timer e um Custom Event (Evento Customizado) são usados para diminuir o valor da variável "Time" a cada segundo.
Para definir um Timer existe uma ação no blueprint chamada "SetTimer". Para encontrá-la clique com o botão direito no EventGraph do GameHUD e digite "timer" na caixa de pesquisa. A imagem abaixo mostra as opções de Ações relacionadas a "Timer".
Um Timer é programado para executar uma determinada função (ou evento customizado) depois que acabar o tempo determinado.
No artigo anterior que definiu o conteúdo da Macro "StartGame", vimos que a ação "SetTimer" era chamada para inicializar um Timer com os seguintes valores:
Este Timer irá chamar continuamente um Evento Customizado com o nome de "Clock" a cada segundo.
O significado dos parâmetros da função "SetTimer" são os seguintes:
- Object : Objeto que contém o Timer. O valor padrão é o Blueprint atual.
- Function Name : Nome da função (ou evento customizado) que será chamada quando o tempo acabar.
- Time : Tempo em segundos da duração do Timer.
- Looping : Indica se o Timer continuará sua execução ou se executará apenas uma vez.
Agora precisamos criar o Evento Customizado com o nome "Clock".
Para criar um Evento Customizado, clique com o botão direito no EventGraph, expanda a categoria "AddEvent" e selecione "Custom Event..." conforme imagem abaixo. Coloque o nome do evento como "Clock" (relógio).
Este novo evento "Clock" possui as seguintes responsabilidades:
- Diminuir em 1 o valor da variável "Time";
- Verificar se a variável "Time" é igual a zero. Se for verdade, faça as ações abaixo:
- Definir a variável booleana "GameOver" com o valor "true"(verdadeiro);
- Limpar o Timer para que ele pare de chamar o evento "Clock";
O Evento "Clock" deve ficar desta maneira:
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