Este artigo dá inicio a segunda parte deste blog: "Dicas de Blueprints".
Vamos conhecer um recurso de Blueprints chamado "Construction Script", que é uma função especial que todos os Blueprints possuem. Podemos definir um conjunto de Ações no "Construction Script" que serão executadas assim que o Blueprint for adicionado ao Nível e quando ocorrer qualquer alteração em suas propriedades durante a edição do Nível.
Vamos criar um exemplo de um Blueprint que permitirá à pessoa que estiver editando o Nível selecionar entre 3 tipos de "Static Mesh" e selecionar qualquer material para ser aplicado no Blueprint, sem precisar abrir o editor de blueprints para fazer estas alterações.
O primeiro passo é criar um Blueprint do tipo Actor. Depois acesse o modo de Componente, adicione um componente "Static Mesh" e coloque o nome "CurrentMesh" para este componente. Não será necessário escolher um Static Mesh neste momento.
Mude para o modo de edição do Graph para criarmos as variáveis que iremos utilizar. Primeiro crie uma variável do tipo "Material" com o nome "MaterialType". Na aba "Details", marque a opção "Editable" e em "Category" escreva "Construction Options".
Depois cria outra variável do tipo "Int" (inteira) com o nome "MeshType". Marque a opção "Editable" e em "Category" selecione "Construction Options". Na propriedade "Value Range" coloque os valores "1" e "3". Isto fará com que os valores aceitos por esta variável inteira sejam apenas o 1, 2 e 3. No "Default Value" coloque o valor "1".
Depois cria outra variável do tipo "Int" (inteira) com o nome "MeshType". Marque a opção "Editable" e em "Category" selecione "Construction Options". Na propriedade "Value Range" coloque os valores "1" e "3". Isto fará com que os valores aceitos por esta variável inteira sejam apenas o 1, 2 e 3. No "Default Value" coloque o valor "1".
A imagem abaixo mostra as variáveis que fazem parte deste Blueprint:
As ações no Construction Script vão definir o Material do StaticMeshComponent de acordo com o Material selecionado para o Blueprint no editor de nível. Depois será verificado o valor da variável "MeshType" para escolher um dos três Static Meshes que podem ser atribuídos ao StaticMeshComponent.
A imagem abaixo mostra como ficou o Construction Script:
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Lembre-se que "CurrentMesh" é uma variável que representa o componente "Static Mesh" que foi adicionado anteriormente. Os possíveis Static Mesh que serão usados de acordo com o valor da variável "MeshType", são os seguintes:
1 - Shape_NarrowCapsule
2 - Shape_Cone
3 - Shape_Cube
Adicione o Blueprint no Nível e modifique os valores das variáveis "MaterialType" e "MeshType". As imagens abaixo mostram os três tipos de "Static Mesh" possíveis com diferentes Materiais.
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