sexta-feira, 3 de junho de 2016

Compêndio BP 2: Eventos Customizados

Eventos Customizados


Além dos eventos existentes na Unreal Engine, é possível criar novos eventos que podem ser usados no próprio Blueprint onde foi criado o evento ou ser chamados a partir de outros Blueprints.

Para criar um Evento Customizado, clique com o botão direito no EventGraph e escolha a opção "Add Custom Event". Na aba "Details" pode ser definido o nome do evento e os parâmetros de entrada. Eventos não possuem parâmetros de saída. As imagens abaixo mostram um evento chamado "AddScore" que recebe um número de pontos que deve ser adicionado à pontuação atual.




Assumindo que este evento foi criado em um Blueprint chamado "BP_Player", a imagem abaixo mostra o evento sendo chamado em outro Blueprint que representa um item que dá pontos quando é coletado. A ação "Cast To" é usada para garantir que foi o  "BP_Player" que colidiu com o item e também para obter uma referência que seja do tipo "BP_Player" para ter acesso ao Evento “AddScore”.

Clique para aumentar

Um evento possui um pequeno quadrado vermelho no canto direito que é conhecido como "Delegate". Isto é apenas uma referência para o evento. Algumas ações recebem um evento como parâmetro e é usando o Delegate que torna isso possível. No exemplo abaixo o Delegate do evento "Clock" foi usado na ação "Set Timer by Event", dessa forma o evento "Clock" será chamado a cada segundo.

Clique para aumentar


Sumário