terça-feira, 23 de março de 2021

PlayerCharacter: Mudando a classe pai de um Blueprint

Neste artigo vamos mostrar o primeiro passo necessário para converter para C++ parte de um Blueprint existente. O primeiro passo é criar uma classe C++ que servirá como nova classe pai do Blueprint.

O jogador será representado em nosso projeto pelo Blueprint FirstPersonCharacter que faz parte do modelo de projeto First Person da Unreal Engine. Mas queremos que uma parte de sua lógica fique em uma classe C++.

Para descobrir a classe pai C++ de um Blueprint, coloque o mouse em cima do Blueprint no Content Browser para exibir uma caixa com informações. A classe pai C++ é a que está em Native Parent Class. A imagem abaixo mostra as informações do Blueprint FirstPersonCharacter, cuja classe pai C++ é Character.


Precisamos criar uma classe C++ do tipo Character que se tornará a nova classe pai do Blueprint FirstPersonCharacter

No Content Browser, acesse a pasta TutoPart3 que está dentro da pasta C++ Classes. Clique com o botão direito em um espaço livre e escolha a opção New C++ Class... como mostra a imagem abaixo.

Na tela seguinte, escolha a classe Character como classe pai e clique no botão Next.

No campo Name coloque PlayerCharacter. No campo Path, mantenha a pasta padrão do projeto. Clique no botão Create Class.


Agora que já criamos a classe C++ PlayerCharacter, vamos modificar o Blueprint FirstPersonCharacter para que use PlayerCharacter como classe pai.

Mas antes, mude o nome do Blueprint FirstPersonCharacter para BP_PlayerCharacter para manter o padrão de nomes que será usado pelas outras classes do jogo. Abra o Blueprint e clique no botão Class Settings. Na propriedade Parent Class, pesquise e selecione a classe PlayerCharacter como mostra a imagem abaixo.


Compile e salve o Blueprint.

No próximo artigo vamos converter uma parte do script deste Blueprint para a classe C++ PlayerCharacter.


Sumário C++