sábado, 25 de fevereiro de 2023

Memória 7 de 10: PC com Placa de Vídeo (6ª Ger.)

No final de 2003, eu comprei um PC com a placa de vídeo GeForce 4 MX:


O hardware do meu PC era similar ao hardware do primeiro Xbox que foi lançado em novembro de 2001:


Eu ainda estava terminando o Bacharelado em Ciência da Computação na Universidade Federal. O meu trabalho de conclusão de curso era baseado no MRDX, que é o meu framework de programação de jogos 2D usando as linguagens C/C++.

Eu estava com vontade de testar a capacidade gráfica do meu novo PC, mas tinha receio de me envolver com algum jogo e perder o foco das minhas atividades finais da universidade.

Eu vi na banca uma revista de games que tinha o demo do Unreal Tournament 2003. Este jogo utiliza a Unreal Engine 2. Comprei a revista pois o UT 2003 era uma ótima opção para testar o meu PC e como era somente um demo, o conteúdo do jogo era limitado. Era exatamente isso que eu queria naquele momento.


Fiquei fascinado pelos gráficos e jogabilidade do Unreal Tournament 2003. Eu joguei muito este demo do jogo.  


No início de 2004, após a conclusão da minha graduação, eu senti que precisava de férias. Decidi comprar um jogo e separar um tempo para curti-lo sem preocupações. Encontrei em uma loja local de computadores a edição jogo do ano do Deus Ex pela metade do preço:


Deus Ex foi lançado em 2000 e recebeu diversos prêmios. O jogo possui uma trama complexa que aborda diversas teorias da conspiração. Deus Ex dá uma liberdade imensa para o jogador resolver os desafios de diversas formas diferentes e as escolhas do jogador afetam a narrativa de maneira significativa. 

Demorei alguns meses para terminar a campanha do Deus Ex. É uma campanha longa, envolvente e com muitas reviravoltas. Este jogo foi um verdadeiro marco na minha vida de jogador. 


Depois de Deus Ex eu comprei o jogo Unreal Tournament 2004:


Unreal Tournament 2004 é como uma versão expandida do Unreal Tournament 2003. Usa a Unreal Engine 2 com diversas melhorias, adicionou veículos e o modo de jogo "Onslaught", que permite batalhas em larga escala. Todo o conteúdo do UT 2003 está incluso no UT 2004.

Eu joguei Unreal Tournament 2004 por vários anos. Este estilo de jogo permite partidas rápidas divertidas e sem complicações. Além disso eu era fascinado pelos gráficos e ambientes do jogo.



No 2º semestre de 2004 eu vi em uma loja local de computadores o jogo Freelancer por um preço bom. Acho interessante simulação de combate espacial e por isso eu comprei.


Freelancer é um jogo espacial de combate e comércio. Além da campanha principal, podemos explorar o espaço, realizar serviços extras, minerar recursos e comercializá-los. O que eu mais gostava do jogo era a representação artística de diversas partes do universo. Adorava explorar o universo em minha espaçonave para conhecer os diferentes ambientes.



Em dezembro de 2004, vi na banca uma revista Fullgames com o jogo Tron 2.0: 


Eu gosto de jogos com temáticas de ficção científica, tecnologia e espacial. Comprei o Tron 2.0 e comecei a jogar. O jogo é uma continuação do filme Tron de 1982. Os eventos ocorrem dentro de computadores. Eu achei o Tron 2.0 muito interessante porque ele usa diversos conceitos de computação para representar locais, eventos, personagens e armas do jogo. É muito bonita a representação visual brilhante em neon dos ambientes.



Durante o ano de 2004 eu tentei explorar o mercado de games dos primeiros celulares com suporte a Java que estavam aparecendo. Programei diversos protótipos usando Microjava e fiz contato com algumas empresas. Nesta época estes celulares ainda eram muito limitados mas o mercado possuía um grande potencial.

No final de 2004, não tinha conseguido nada concreto neste mercado de celulares. Abriu um concurso em uma empresa do governo com algumas vagas para Analistas de Sistemas na cidade onde eu moro e decidi fazer o concurso. 

Em 2005 parei de jogar totalmente para me dedicar aos estudos para o concurso. Fiz a prova do concurso em junho de 2005 e fui selecionado. Comecei a trabalhar nesta empresa em outubro de 2005. 

Com o meu sustento já garantido pelo meu emprego, eu continuei pesquisando sobre desenvolvimento de jogos como hobby e mantinha o grupo Beljogos ativo. Eu estava sempre presente em eventos de tecnologia na minha cidade palestrando sobre desenvolvimento de jogos. 

Em 2006, adquiri o jogo de RPG Neverwinter Nights da Bioware. Eu tinha uma versão simples em caixa de DVD. Alguns anos depois um amigo do trabalho me doou a sua versão do jogo que vem em uma caixa grande. A caixa tem uma capa que ao ser aberta mostra uma bela ilustração de Neverwinter:


Neverwinter Nights foi lançado em 2002. É um jogo de RPG 3D baseado nas regras de "Dungeons & Dragons" (D&D) e ambientado no mundo de "Forgotten Realms". 


Neverwinter Nights foi concebido para ser uma simulação de RPG de mesa. O jogo possui uma campanha tradicional, mas o ponto forte do jogo é o editor de campanhas chamado Aurora Toolset. É possível criar uma campanha, convidar alguns amigos para jogar esta campanha online e atuar como Mestre de Jogo controlando em tempo real alguns eventos da partida.

O Aurora Toolset é um editor incrível. Eu aprendi muito sobre programação de jogos RPG estudando este editor:



No segundo semestre de 2006 eu comprei o jogo Far Cry produzido pela empresa Crytek:


Far Cry foi o primeiro jogo desenvolvido com a CryEngine. A qualidade gráfica da CryEngine era impressionante e o jogo se passava em uma ilha paradisíaca. Eu adorava explorar os cenários. Tirei muitos screenshots deste jogo. 


Far Cry possui um editor de mapas chamado Sandbox. A Crytek liberou um manual de 180 páginas ensinando a usar o editor. Eu experimentei criar mapas e missões no Far Cry por um tempo.