sexta-feira, 3 de março de 2023

Memória 8 de 10: Xbox 360 (7ª Ger.)

Eu e minha família passamos as festas de fim de ano de 2009 em São Paulo na casa do meu irmão. No início de 2010, aproveitei para comprar o Xbox 360 em São Paulo, porque era bem mais barato do que em minha cidade.


Comprei o jogo Gears of War 2, da Epic Games, junto com o Xbox 360:


A minha primeira experiência com o Xbox 360 e Gears of War 2 foi inesquecível por diversos motivos:
  • Eu joguei com o meu irmão em sua TV 42" Full HD. Antes eu só tinha jogado em monitor pequeno de PC e em notebook.
  • O Gears of War 2 foi desenvolvido com a Unreal Engine 3 e possui uma qualidade gráfica impressionante.
  • A campanha e a jogabilidade do Gears of War 2 são interessantes e foram planejadas para modo cooperativo.
  • Me fez lembrar dos bons tempos que eu tive com o meu irmão quando jogamos "Contra 3" no Super Nintendo em 1992 antes dele se mudar para outra cidade para estudar.


O próximo joguei que eu comprei para o meu Xbox 360 foi o Mass Effect 2, que é um jogo de Ação/RPG da Bioware.  Este se tornou o meu jogo favorito de todos os tempos. 

Eu gostei muito das cenas de diálogo que possuem qualidade cinematográfica com escolhas significativas. Os personagens que fazem parte do nosso time são interessantes e possuem missões pessoais envolventes.   


A trilogia do Mass Effect foi desenvolvida com a Unreal Engine 3. Em 2011 eu comprei a versão de PC do Mass Effect 1 para jogar em meu notebook. Em 2012 eu comprei o Mass Effect 3 do Xbox 360 para concluir a trilogia:

 

O Xbox 360 se tornou o videogame da família. Eu tenho um casal de filhos. O menino é cinco anos mais velho do que a menina. Eu comprei mais dois controles e procurei jogos com suporte a multiplayer local para 4 jogadores.

Essas sessões de jogos com todos reunidos na sala eram muito divertidas, principalmente quando tínhamos visitas em casa. O meu jogo favorito com suporte a 4 jogadores é o jogo de corrida Blur: 


Blur é um jogo de corrida e combate com efeitos visuais incríveis. Existem oito tipos de powerups disponíveis nas pistas para serem coletados e ativados pelos corredores.


O jogo do Xbox 360 mais jogado pelos meus filhos ao longo dos anos foi sem dúvida o Minecraft:


O meu filho adorava criar esculturas de todo tipo com os blocos do Minecraft. Quando ele cresceu passou a jogar Call of Duty e a minha filha assumiu o lugar dele no Minecraft. 

O Minecraft do Xbox 360 tem suporte a tela dividida para 4 jogadores. Quando as amigas da minha filha iam em casa, elas jogavam Minecraft e a minha filha criava casas para cada uma de suas amigas. Eu ficava impressionado com a facilidade que ela tinha para fazer estas construções no Minecraft.


Em 2010 eu comecei a estudar a UDK (Unreal Development Kit), que é uma versão da Unreal Engine 3 que a Epic Games liberou para a comunidade. A UDK/UE3 usa uma linguagem de script chamada UnrealScript. 

Quando estava aprendendo a UDK percebi que tinha poucos materiais ensinando a programação em UnrealScript. A Epic Games tinha uma documentação de referência mas para vermos a UnrealScript na prática era preciso estudar o código fonte do exemplo que acompanhava a UDK.

Em 2011, decidi criar o blog Romero UnrealScript em inglês para ensinar a programação de games na UDK com UnrealScript. Para a minha surpresa, eu recebi excelente feedbacks no fórum UDK em relação aos meus tutoriais.

Me empolguei e escrevi dezenas de artigos de UnrealScript tornando o meu blog  uma das principais referências de UnrealScript na internet.

Devido ao sucesso do blog Romero UnrealScript, em junho de 2013, a Epic Games me convidou para fazer parte do beta fechado da Unreal Engine 4.

Em agosto de 2020, a Epic Games me convidou para uma Livestream sobre os meus trabalhos de Blueprints. Tom Shannon que estava participando da Live é o autor deste livro:   


Eu apresentei a minha história na Live e quando mostrei o blog Romero UnrealScript, Tom Shannon disse que passou muito tempo no meu blog aprendendo UnrealScript. Isto ocorre aos 18 minutos da Live que pode ser acessada neste link: