domingo, 19 de fevereiro de 2023

Memória 6 de 10: PC com CD-ROM (5ª Ger.)

Em 1998, eu já tinha em casa um PC Pentium 166 MHz com drive de CD-ROM. Neste ano eu estava me preparando para o vestibular de Bacharelado em Ciência da Computação na Universidade Federal. Além disso, eu já tinha começado a pesquisar sobre programação de jogos em linguagem C para Windows usando o DirectX. O meu plano era iniciar a minha empresa de desenvolvimento de jogos assim que eu entrasse na Universidade Federal.

Programar com o DirectX era muito complexo, pois ele não foi feito para ser amigável para programadores iniciantes. O objetivo do Directx era fornecer alto desempenho e flexibilidade para atrair a indústria de jogos para o Windows.

Eu continuava evitando jogar, pois não queria perder o foco dos meus estudos. Um dia um amigo me mostrou em sua casa o demo do jogo de corrida Destruction Derby 2. Eu achei muito divertido o jogo. Gostei da física do jogo e dos efeitos de dano nos carros.  

Em junho de 1998 eu vi em uma banca a revista Big Max nº 20 que trazia a versão completa do Destruction Derby 2. Fiquei surpreso, porque normalmente estas revistas só tinham CDs com demos dos jogos. A revista era barata, então comprei:


O jogo tinha o modo tradicional em pistas de corrida e tinha o modo chamado Destruction Derby que ocorria em uma arena e o objetivo era quebrar os outros carros:


As revistas com jogos completos de PC se tornaram muito populares no Brasil. Foi uma ótima alternativa para o mercado brasileiro pois permitiu ao consumidor a aquisição de jogos originais a um preço acessível. 

Destruction Derby 2 foi o único jogo que comprei em 1998. No final do ano consegui ser aprovado na Universidade Federal.

Em 1999 iniciei as atividades da minha empresa RH Games. Continuei evitando jogar para poder me dedicar ao máximo à programação dos jogos da RH Games. Além disso tinha a graduação em ciência da computação que exigia bastante tempo. 

Até que encontrei na banca uma edição da revista CD Expert que vinha com dois jogos completos:


Olhei atrás da revista e achei interessante o jogo Oddworld: Abe's Odysee. O jogo tinha recebido prêmios de melhor animação e melhor jogo plataforma. Então decidi comprar.

O jogo conta a história de Abe, uma criatura da raça Mudokon que trabalhavam em uma fábrica como escravos. Abe consegue escapar da fábrica e tenta resgatar os outros Mudokons:


Em julho de 1999 o meu irmão veio passar as férias em casa e trouxe o jogo Command & Conquer:


Eu gostei muito deste jogo. Ele foi lançado em 1995 e junto com o Warcraft 2 foram responsáveis por popularizar o gênero RTS (Real Time Strategy):


Eu fiquei com este computador até o final de 2003 quando concluí a graduação na Universidade Federal.

Vi muitos jogos excelentes na banca e acabei comprando alguns por serem muito baratos. Dos jogos que joguei nesta época, os meus dois favoritos são Outcast e Unreal Tournament.

  • Outcast


Este jogo foi lançado em 1999 para PC e foi uma super produção para os padrões da época. Outcast é um jogo de ação e aventura em um mundo aberto. A história é envolvente, os gráficos e cenários eram fascinantes, os diálogos são todos dublados e a música é osquestrada.


  • Unreal Tournament


Unreal Tournament foi lançado em 1999. Este foi o meu primeiro contato com a Unreal Engine. Fiquei muito impressionado com os gráficos, música, inteligência artificial, armas e dinâmica do jogo.



Enquanto estive na Universidade eu realizei esta atividades:
  • Em 1999 e 2000, eu programei os jogos da RH Games. 
  • Em 2001, eu desenvolvi o MRDX, que é um framework de programação de jogos em 2D usando as linguagens C/C++.
  • Em 2002, apresentei o MRDX no primeiro Workshop Brasileiro de Games.
  • Em 2003, fundei um grupo local chamado Beljogos, com o objetivo de incentivar o desenvolvimento de games no norte do Brasil. 
 

Uma boa parte dos códigos em linguagem C dos jogos da RH Games e do MRDX foram escritos em cadernos. Como o meu computador ficava em casa, eu só conseguia usá-lo de noite e nos fins de semana.

De manhã eu continuei a trabalhar no escritório de advocacia do meu pai e de tarde ia para a Universidade. Então eu sempre estava com um caderno da RH Games. Quando tinha um tempo livre no escritório ou quando faltava professor na Universidade, eu ficava escrevendo os códigos dos jogos no caderno para passar para o computador depois. Esta é uma folha de exemplo com um código do jogo Cyborg Arena:

Além dos códigos da RH Games e do MRDX, eu escrevia ideias para jogos e planos para a RH Games. Tem alguns textos espalhados nos meus cadernos contendo histórias do mundo de RPG "Alta Esfera" da RH Games. Eu numerava as folhas e fazia um índice no final do caderno apontando para alguns conteúdos importantes.  

Enquanto eu estava na Universidade, de 1999 a 2003, eu escrevi 7 cadernos:


Sumário Memórias