Nós tínhamos uma coleção de jogos chamada Disprosoft Collection:
A coleção vinha com 12 jogos em fita cassete:
Vou comentar sobre os meus jogos favoritos desta coleção.
- Bruce Lee
- Saboteur!
Este é um jogo de ação furtiva. O jogador precisa infiltrar em um prédio de segurança para roubar um disquete que contém informações importantes. É preciso enfrentar guardas e cachorros, e utilizar terminais para destravar portas.
- Sabre Wulf
- Ghostbusters
O jogo Ghostbusters foi desenvolvido em 1984 por David Crane da Activision, o famoso criador do jogo Pitfall do Atari 2600. Este jogo possui vários elementos de estratégia. Com o dinheiro adquirido nas capturas dos fantasmas é possível aprimorar o carro dos Ghostbusters com novos equipamentos.
- Games Designer
Este programa chamado Games Designer, publicado em 1983, deve ter sido o 1º Editor de Jogos disponível. O programa contém 8 jogos diferentes que podem ser modificados.
É possível definir a forma e a quantidade de inimigos que irão aparecer. A imagem seguinte mostra o editor de padrões de movimentos dos inimigos:
Em 1986, foi publicado no Brasil a enciclopédia de informática Input. Foi a adaptação brasileira da enciclopédia Input lançada no Reino Unido. A enciclopédia ensinava programação para os computadores pessoais de 8 bits, como o TK90X. Abordava programação BASIC, programação de jogos e linguagem assembly.
As edições eram semanais e a enciclopédia foi organizada em cinco volumes. Eu possuo a enciclopédia completa guardada em casa:
Input possuía muitos programas interessantes e era muito bem ilustrada. Era divertido folhear a enciclopédia.
Aos 7 anos, o conteúdo das revistas não faziam sentido nenhum para mim. Mas reencontrei esta enciclopédia na minha adolescência e ela foi uma grande inspiração para despertar o meu interesse por programação de jogos.
A enciclopédia Input está disponível online na página Datassete:
https://datassette.org/revistas/input-0