quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

Memória 1 de 10: Atari 2600

Estas memórias começaram há 40 anos...

Em janeiro de 1983, quando eu tinha 4 anos, o meu pai trouxe dos Estados Unidos um Atari 2600 que está guardado em minha casa:


Este foi o meu primeiro contato com o maravilhoso mundo dos jogos eletrônicos. Vou comentar sobre alguns jogos que o meu pai trouxe junto com o Atari 2600.

  • Missile Command


Eu era muito bom nesse jogo. Houve uma tarde em que fiquei jogando direto e consegui zerar* o placar duas vezes consecutivas sem perder. Quando acabei já era noite, na sala estava apenas o brilho da luz da televisão. Como eu estava sentado no chão com as pernas cruzadas, elas ficaram adormecidas e tive dificuldade para conseguir me levantar.

* O placar dos jogos do Atari geralmente tinham 6 dígitos. Quando a pontuação no jogo era maior que 999999, o placar voltava ao valor zero.

  • RealSports Soccer


Este jogo era muito divertido, com ótima jogabilidade que permitia partidas bem disputadas entre os amigos.

Tenho ótimas lembranças deste jogo, porque esse foi o único jogo de videogame que o meu pai jogou comigo. Ele não se interessou por nenhum outro jogo.

  • Star Raiders


Star Raiders é um simulador de combate espacial. Foi lançado inicialmente para os computadores de 8 bit da Atari e é considerado um killer app desta plataforma. A versão do Atari 2600 acompanhava um controle extra que era necessário para acessar alguns comandos da espaçonave.


A nossa espaçonave podia sofrer danos no escudo, armas, motor ou na tela de informações. Esses danos eram bem perceptíveis no jogo dificultando a nossa sobrevivência. No final do jogo recebíamos um tipo de patente militar que indicava o desempenho na partida.

  • Freeway / Activision


Eu tenho em casa o cartucho do jogo Freeway e um catálogo de jogos da Activision de 1982. A Activision foi a primeira empresa terceirizada a produzir jogos de videogame. Ela foi fundada por 4 desenvolvedores que estavam frustrados com o tratamento dado aos game designers pela empresa Atari. A Activision sempre buscava a qualidade em seus jogos e valorizava o trabalho do game designer.
 



O Atari 2600 esteve presente durante toda a minha infância. Joguei dezenas de jogos sozinho e com amigos. Os meus dois jogos favoritos do Atari 2600 são H.E.R.O. e Montezuma's Revenge.

  • H.E.R.O.


O seu personagem possui uma mochila com um helicóptero. Ele precisa resgatar pessoas que ficaram presas em uma mina. Tem algumas dinamites que são usadas para destruir paredes e a energia do helicóptero é limitada. 

  • Montezuma's Revenge


Este é um jogo de plataforma e exploração. Você precisa coletar chaves, tochas e espadas para conseguir encontrar o caminho no labirinto que leva até a sala do tesouro.

É impressionante a complexidade deste jogo para a época. Ele é considerado como um dos primeiros exemplos do gênero conhecido atualmente como Metroidvania.



No Brasil existiam alguns clones do Atari 2600 fabricados por empresas nacionais. Eu tenho o Supergame fabricado pela empresa CCE:


Existiam cartuchos com vários jogos do Atari 2600. Para alternar entre os jogos era preciso mudar a posição das chaves que ficam na frente do cartucho. Eu tenho um cartucho com 4 jogos (2 chaves) e um cartucho com 32 jogos (5 chaves):



Um dia quando estava mexendo em umas fotos antigas, encontrei esta foto minha jogando Atari 2600: